Os 5 Pilares para ter sucesso em um negócio online



Ter um negócio 100% online é sonho de muitos pelo mundo afora , não só no Brasil , pois quem é que  não gostaria de acordar as  10:00 horas da manhã sem preocupação com chefe , sem preocupação com o metrô e ônibus lotados . Sim , esse é desejo de milhões de pessoas , e já existem diversas pessoas vivendo desse modo , aqui no Brasil temos o exemplo de Youtubers e Bloggers ganhando muito dinheiro respectivamente em suas plataformas , alguns já formados e outros não sabem o que é carteira de trabalho e acham que INSS é lenda .

 "São empreendedores digitais que acreditaram em si quando ninguém mais acreditou..."

Pois bem para ter sucesso em um negócio online você precisa entender alguns pontos cruciais para o seu negocio ser bem sucedido , aqui vou chamar de  Os 5 Pilares do Empreendedorismo Digital. Independente do negócio que você já faz hoje ou deseja iniciar , esses pilares servem como base para todos . Lembrando que existem diversas ferramentas para te auxiliar nesse processo .


A listagem começa a partir de agora e serão enumeradas de 1 a 5 , divididos em tópicos .

1º Audiência :

O primeiro passo fundamental para um negócio online dar certo é ter audiência , você precisa que as pessoas vejam , leiam e consumam  o seu conteúdo , se não nada adianta você postar num blog ou fazer vídeo no Youtube ,postar na sua page no Facebook  se não existem pessoas para verem esse conteúdo . A Web funciona como uma grande avenida e para gerar tráfego em frente ao seu site/blog você precisa utilizar algumas ferramentas e técnicas com esse propósito . Sem audiência é impossível ter sucesso na internet .

Como ter audiência para o meu negócio ?

Existem duas formas , as gratuitas e as pagas .

As gratuitas são: 

Através de você convidar pessoas para curtir a sua page ,
Passar o link do seu site nas redes sociais ,
Usar hastegs de acordo com o seu contéudo ,
Otimização de SEO para ser bem rankeado no Google inserindo palavras chaves relevantes.
Postar em grupos do Facebook relacionados ao seu conteúdo ,
Produzir sempre material relevante .
Email marketing.
Yahoo Respostas ( sim , é muito bom o tráfego conseguido por lá )
Participação em sites , com comentários e link do seu negócio .Tome muito cuidado para não marcado como Spam , só comente em assuntos que realmente tem a ver com seu negócio.

Uma ótima forma de conseguir trafego orgânico é induzir a comentários e participação da sua audiência , como curtidas e compartilhamentos em redes sociais , assim possibilita a vinda de novos prospectos para o seu negócio . Claro que as formas gratuitas de tráfego para o seu blog demoram um pouco até dar resultados , é um processo mais demorado de de 6 a 9 meses para ter uma audiência razoável e conseguir algum dinheiro bacana por mês.



As Pagas 

Links Patrocinados no Google Adwords
Campanhas pelo FaceAds , plataforma de anúncios do Facebook que te possibilitam escolher a faixa etária e preferências do usuários que você deseja alcançar , uma plataforma muito mais seleta.
Pagando anúncios para pessoas já famosas no seu ramo , em pages com grande número de likes , grande número de seguidores no Twitter , grande número de seguidores no Instagram , grande número de inscritos no Youtube e por último e não menos importante um grande números de seguidores na nova sensação Snapchat . Você também pode anunciar com um podcaster famoso do seu nicho de mercado .

Com esse tráfego pago o resultado é muito mais rápido , antes de investir numa campanha paga é preciso ter criado um bom conteúdo para manter os usuário em seu negócio e assim o engajamento é iniciado .

obs: Nunca fique refém de apenas uma fonte de tráfego , é muito bom ter diversas fontes de para que caso aconteça alguma coisa essa fonte seu negócio não quebre . Exemplo disso é quem dependia do Orkut para ter audiência para seus negócios onlines , por  isso é bom diversificar e avaliar as formas que lhe estão proporcionando melhores resultados.


2 ° Relacionamento


Após você conseguir que as pessoas visitem o seu negócio online , você precisa que elas se tornem visitantes frequentes , que elas estejam engajadas com o seu negócio .Que elas curtam e sigam as redes sociais que você tem . Para isso você precisa oferecer a elas um material de bom conteúdo , não apenas ofertas vazias . Você até pode ganhar um dinheiro bom assim , mas não será uma forma automatizada e não será toda vez que isso acontecerá . Pois não vai ser todo mundo que vai clicar toda vez em um link de venda .

Receba o feedback dos seus leads , veja sobre o que ele realmente está buscando e ofereça a ele . Por  exemplo se o seu lead no momento está sem dinheiro para comprar o seu produto , dê uma amostra de como é o produto , um material grátis , um ebook ou um bom conteúdo , pois ele cria um vínculo com você e sempre que pesquisar sobre o assunto do seu negócio , você será a preferência dele .




Uma dica muito importante é fazer uma lista de emails para manter esse relacionamento com o seu futuro cliente .Pois como as redes sociais vêm e vão  o e-mail dessas pessoas continuam , então mande um email por semana para a sua lista ,avisando de um novo artigo , dando um dica sobre algum assunto específico , um parabéns em alguma data festiva . Isso ajudar construir um relacionamento . Pense no seu cliente não como um cifrão e sim como um amigo . Existem algumas ferramentas gratuitas disponíveis na internet como Aweber , E-goi , MailChimp . Eu particularmente uso e indico o MailChimp.

Uma ferramenta com o mesmo potencial no momento é o Whatsapp Marketing , que serve muito bem para relacionamentos , pois permite um contato mais direto , um feedback quase que instantâneo . Essa rede social tem um número impressionante de usuários no Brasil.

Seja regular em suas postagens nas redes sociais que você usa para divulgar o seu negócio , se você tem um blog poste pelo menos uma vez por semana , se usa o Facebook para divulgar dos seu produto poste pelo menos uma vez por dia , no Instagram pelo menos 2 vezes ao dia e assim por diante , cada rede social tem um tipo de comunicação com o cliente  , o que você posta em uma e bomba , pode ser que ela não seja bem aceita em outra .




Você pode fazer isso tudo do seu celular , existe diversos apps que te ajudam a automatizar essas postagens e organização do seu negócio como Hootsuite e Evernote repectivamente

Em breve vou estar falando sobre as redes sociais , como usá-las a favor do seu negócio .



Está achando interessante o conteúdo desse artigo ? Então continue aqui e entenda como construir uma base sólida para seu negócio online.



3º Autoridade 

Esse é um pilar que não pode ser desconsiderado de forma alguma , pois pessoas com autoridades no seu negócio são referências . Se você vai começar do zero um negócio é  muito importante aprender sobre autoridade , pois por mais que você tenha um bom produto é possível que não venda por quê as pessoas não te conhecem , você precisa ser reconhecido na área que atua para pode estimular a compra de seus clientes . Com a internet é muito fácil você buscar qualquer tipo de informação sobre o autor , por mais que seu produto seja novo e não tenha má recomendações , não ter nenhuma recomendação positiva pode ser ruim.

Para ter autoridade em de mercado você precisa dominar muito o seu nicho e ter algumas recomendações , por exemplos você tem amigos da vida real que compraram o seu produto e gostaram , com depoimentos dessas pessoas é possível já ter alguma autoridade , pois ter indicações de compras pelos clientes satisfeitos é um bom jeito ter conseguir autoridade .

Jamais faça comentários fakes . "- A mentira tem pernas curtas..." Ass: Vovó !!!

Não se consegue autoridade de uma hora para outra , então você precisa entender que esse processo vai levar de 6 a 12 meses para acontecer de uma forma natural . Se você tem audiência e um bom relacionamento com seus clientes , você conseguirá uma autoridade no mercado em que atua , pois cada vez mais aumentando a sua audiência você será reconhecido pelas pessoas que buscam sobre produtos , informações relacionadas ao seu produto.

Muito importante também manter um imagem pessoal , o marketing pessoal influencia muito na forma de que as pessoas vêem o seu negócio. Pois com o tempo quando seu produto for ficando conhecido , seus clientes vão ficar querendo saber quem está por trás do produto que elas consomem .

Tendo um bom relacionamento e autoridade no mercado , você vai ter sempre os defensores do seus produtos e da sua marca , os seus clientes.


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4º Desejo

A venda de um produto ou serviço é muito mais do que uma cifra , vai muito além disso . Você precisa de um bom relacionamento com , você precisar ser o expert do seu produto para poder explicar ao clientes por que elas precisam seu produto , por tem de ser o seu produto e não outros .

Você precisa agregar valor aos clientes , não apenas o produto e sim a causa do consumo dele . Nem sempre ele vai consumir apenas o produto em si , mas o status que ele pode causar . Hoje vemos a empresa norte-americana Apple fundada pelo Steve Jobs como a empresa mais valiosa do mundo apenas agregando mais valor aos seus clientes do que propriamente o produto em si . Isso aumentará consideravelmente o seu ganho .


Hoje o Iphone não é o mais vendido do mundo , é um celular menos acessível a massa popular e mesmo assim a Apple fatura mais do que as concorrentes no ramo . Por que será ? Por quê ela vende um status do que propriamente as funcionalidades . O simples fato de lançar um aparelho novo quase todo mês como a sua maior concorrente Samsung , faz com que as pessoas aguardem o lançamento ansiosos . Também  podemos ver isso com o curso Fórmula do Lançamento do Érico Rocha , ele disponibiliza uma a duas turmas por ano com vagas limitadas , gera um desejo maior ainda de quem tentou participar do seu curso e não conseguiu .

Com livre acesso a mais informações , os cliente começam a buscar por valores e significados , soluções customizadas para as suas necessidades . Por isso todos os pilares se entrelaçam , pois você precisa de audiência , um bom relacionamento , autoridade para sim gerar um desejo no cliente. Crie exclusividade


5º Oferta Matadora

Aqui é ponto crucial para seu negócio ter sucesso ou não , as pessoas consumirem o seu produto . Você precisa ter uma oferta matadora para que o seu cliente não recuse , tornando o preço subjetivo , pois tem valor agregado , assim seus ganhos serão muito maiores



Para isso, antes de oferecer o seu produto você  precisa fazer um checklist das possíveis objeções que seu cliente poderá fazer e quebra-las antes , tais como ;

- Por quê eu preciso disso ?
-Quantas vezes posso parcelar ?
-Será que vou ter alguma garantia ?
-Qual a história do produto ?
-Que clientes tiverem um resultado satisfatório ?

A sua oferta precisa ter uma chamada interessante para ela , saber usar técnicas de copywriting para persuadir o seu cliente . Por exemplo você nesse momento compraria um livro chamado " Trabalhe Menos  A Partir de Casa " ou " Ganhe 10 Mil Reais Trabalhando 2 Horas Por Dia " ? Na minha perspectiva o segundo título chama muito mais a atenção as pessoas do que o primeiro e provavelmente terá maior taxa de clique.

Muito importante na sua chamada para ação , é  não deixar o link  do jeito que é , e sim camuflado através de encurtadores de links para ficar mais bonito . Pois um link encurtado aumenta a taxa de CTR em 34% . Uma ótima ferramenta para isso é o bit.ly/EncutadorDeLink , esse é um exemplo como um domínio customizado ajuda . Muito útil para links de afiliados , em vez você usar aquele link enorme e feio do Hotmart ou Eduzz , pode criar uma uma chamada bonita para o link.

Uma técnica muito utilizada é dar um bônus para as primeiras unidades do produto ,passando a sensação de exclusividade . Por exemplo: "- Compre dentro das próximas 48 horas e receba 2 unidades a mais ." Após as 48 horas é indicado que realmente corte esse bônus e não passe uma imagem de mentiroso perante aos clientes .



 A pré-venda do produto é muito é muito importante na chamada para a ação

Repare que nenhum momento falei de preço aqui , oferta matadora não é aquela mais barata , muito pelo ao contrário , oferta matadora é aquela oferta que o seu cliente estará pronto pra receber e realizar a conversão da venda após você envolver seu cliente numa história .

Clientes que estão a procura de preço sempre vão optar em comprar mais o barato superficialmente . Então  a sua oferta tem de gerar mais economia do que o valor do seu produto . Um curso do Fórmula de Lançamento custa R$6.000,00 ( Seis Mil Reais ) , mesmo assim é mais barato do que você consumir diversos cursos diferentes e a economia de tempo que você levaria para aprender as técnicas e faz com que adquira o curso dê mais valor e utilize o que foi lecionado , gerando resultados por partes do alunos e aumentando o número de defensores do produto. Nesse caso ainda é usado um gatilho mental de escassez , como apenas 2 vagas por ano e vagas limitadas.

Ligando os Pontos

Apresentei os pilares para um negócio online ter 100% de sucesso , lembrando que você não precisa seguir uma ordem específica e sim ligar os pontos entre eles . Você já pode ter audiência ou, relacionamento em algum comunidade mas não tem autoridade . Você tem relacionamento com cliente mas não causa desejo nos clientes e tão menos tem uma oferta matadora . Não segue uma ordem exata e sim uma sincronização entre os pilares .

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Mauricio Lace

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard. Google

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